Disciplinas oferecidas

O Programa de Pós-Graduação é constituído por 52 disciplinas de formação geral:

  • 33 Tópicos Especiais,
  • 2 Estudos Dirigidos e
  • Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado.

Uma característica da estrutura curricular é que as disciplinas oferecidas são consideradas pertencentes ao Programa de Pós-Graduação sem caracterizá-las como sendo específicas do mestrado ou do doutorado, com exceção das disciplinas Estudos Dirigidos, que tem regulamentação diferente para os dois cursos.

Estas disciplinas (duas optativas para o mestrado e duas obrigatórias para o doutorado) possuem conteúdo variável e relacionado ao tema do trabalho, ajustável de acordo com o interesse do orientador e do aluno, sendo obrigatório a matrícula em Estudos Dirigidos I (PM055, 3 créditos e 45 horas-aula) já no primeiro semestre para os alunos do curso de Doutorado.

Assim, os candidatos ao doutorado no processo seletivo devem apresentar uma Proposta de Trabalho com tema definido, permitindo assim a matrícula em Estudos Dirigidos I no primeiro semestre, que lhe ajudará a preparar uma revisão bibliográfica sobre o tema da pesquisa e elaborar o Plano de Trabalho a ser submetido ao Colegiado do Programa após 12 meses de curso, quando matricular-se em Tese (PM052).

AVISO

A todos os discentes do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica

Alunos que se matriculam em disciplinas pertencentes a outros programas de Pós-graduação da UFU devem, assim que concluírem os respectivos cursos, solicitar junto à Coordenação o aproveitamento dessas disciplinas.

A Administração da UFU não aceita a solicitação de aproveitamento de disciplinas após a defesa de mestrado/doutorado. Observamos que essa solicitação é de inteira responsabilidade do discente.

O Programa não se responsabiliza por nenhuma disciplina cursada em outros programas e nem se compromete a convalidar essas disciplinas de forma antecipada.

Solicitamos aos discentes que se enquadrem nessa situação que a regularizem (pedindo o aproveitamento das disciplinas na secretaria da Pós) o mais rápido possível.

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica