Áreas de concentração

Materiais e Processos de Fabricação

Interesse por temas multidisciplinares como, por exemplo, a tribologia, que envolve a engenharia mecânica (física do contato, mecânica dos sólidos, instrumentação e análise de sinais) e engenharia e ciência dos materiais (processamento e caracterização de novos materiais, estudo das superfícies de contato). Salienta-se que o Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da UFU é pioneiro nesta iniciativa.

Uso de técnicas de monitoramento de parâmetros de processos de fabricação via sinais de vibração, forças de usinagem, potência de acionamento das máquinas e sinais de emissão acústica (EA) durante a usinagem. Um aspecto que também merece destaque é a utilização de técnicas de métodos inversos para encontrar soluções de problemas que envolvem geração de calor em processos de usinagem e de soldagem, com destaque para os processos de torneamento e furação. Todos os aspectos acima mencionados são facilmente identificados através das dissertações de mestrado e teses de doutorado do programa, assim como pela produção intelectual e os projetos de pesquisa apresentados neste relatório, financiados pelas agências de fomento ou por empresas parceiras em pesquisas e desenvolvimento tecnológico.

Linhas de pesquisa

  • Materiais e Processos de fabricação

  • Tribologia e Materiais

Transferência de Calor e Mecânica dos Fluidos

Uso intensivo de técnicas relacionadas à ciência da computação em temas diversos como, por exemplo, turbulência, métodos numéricos, processamento paralelo, modelagem matemática de problemas complexos de dinâmica dos fluidos (interação fluido-estrutura, bioengenharia, dentre outros), otimização de sistemas mecânicos complexos (impacto, meta-modelos, algoritmos genéticos, técnicas evolutivas em geral, otimização de forma), solução de problemas inversos em transferência de calor, identificação de sistemas dinâmicos, etc.

Linhas de pesquisa

  • Dinâmica dos Fluidos e Transferência de Calor

  • Geração e Conservação de Energia

Mecânica dos Sólidos e Vibração

Uso intensivo de técnicas de automação e controle, com vistas à solução de problemas de dinâmica de sistemas mecânicos (controle passivo e ativo de vibrações), estudo de sistemas mecatrônicos (robótica, fabricação assistida por computador, etc), estudo de sistemas adaptativos (sistemas flexíveis com cerâmicas piezoelétricas, filmes PVDF).

Linhas de pesquisa

  • Dinâmica de Sistemas Mecânicos

  • Projetos de Sistemas Mecânicos

  • Biomecânica